Boa noite pessoal, preparei um post pra vocês com várias dicas de SEO. Gostaria que vocês aproveitassem bastante esse recurso. Boa leitura!
SEO (Search Engine Optimization)
A cada dia mais estamos dependentes por sistemas de busca na
internet. Quando procuramos um advogado, são poucas pessoas que sabem o
endereço completo de um escritório, geralmente fazemos o clássico método de
entrar no Google e digitar o conteúdo correspondente, e na maioria das vezes
clicamos nos primeiros conteúdos exibidos pelo buscador.
Nesse conteúdo ajudaremos os alunos iniciantes em otimizar o
conteúdo do seu site para que ele apareça nos buscadores.
Na imagem abaixo temos um bom exemplo de como o Google
interpreta os anúncios que são exibidos em um procura:
Busca orgânica
A busca orgânica é a parte de listagem de resultados exibida
através dos motores de busca, ao contrário do que ocorre nos resultados de
publicidade paga, chamada de “adwords”. A busca orgânica é baseada na
relevância da palavra-chave em seu site.
Perfis de usuários de busca:
·
A maioria dos usuários acessa o primeiro link
exibido pelo buscador;
·
Os usuários gastam apenas 10,4 segundos para ver
o resultado da busca;
·
Os usuários que mais demoram vendo o resultado
das buscas são os compradores;
·
Quase todos os usuários acessam somente a
primeira página dos resultados.
Link Patrocinado
O link patrocinado é uma forma onde as empresas “pagam” aos
buscadores para anunciar um produto, geralmente o produto aparece na parte
superior e na direita da pesquisa e são cobrados por cliques dados sobre o
anúncio.
Tipos
·
Anúncio
em formato de texto contendo um título,
descrição do produto/serviço oferecido e a URL do
site;
·
O anunciante pago
apenas quando um usuário clica no anúncio. (Custo por clique)
·
O custo do
clique depende de uma série de fatores, os principais são a quantidade
de vezes que as palavras-chave escolhidas pelo anunciante são
utilizadas nas buscas do Google;
·
Anunciante
determina o quanto quer investir por dia;
·
Alterações
no anúncio, segmentação e o investimento a qualquer momento.
Dicas na
elaboração de seu site.
Crie títulos “claros” dentro do código
A tag de título <title>
deve conter o tema claro do seu site, sempre com o objetivo.
Use:
·
Descreva o título com bastante clareza;
·
Para cada página do seu site, crie um título
diferente;
·
Utilize títulos curtos e claros.
Evite:
·
Títulos que não tenha relação com tema do site;
·
Deixar títulos padrões como: “Sem título” ou
“Nova Página 01”;
·
Criar um título único para todas as páginas;
·
No exemplo acima a tag <title> foi especificada com o
nome da empresa e com o seu ramo logo após.
Utilize a Meta Tag de descrição
Esse código dá aos buscadores uma breve explicação sobre o
conteúdo da página, nela fazemos um resumo sobre os assuntos da página, podendo
ser feita em uma frase ou até um parágrafo curto.
Exemplo:
Nesse caso a descrição foi feita em uma simples frase, porém
o programador pode colocar um parágrafo curto com mais detalhes.
Ao usar as meta tag’s evite:
·
Utilizar somente as palavras-chave;
·
Utilizar muito conteúdo;
·
Digitar assuntos que não tem relação ao objetivo
do site.
Utilize a Meta Tag Keywords
Esse código identifica as palavras chaves do site. Geralmente
colocamos as principais palavras do site, isso auxilia os buscadores indicando
as palavras que devem ser localizadas quando um usuário digita no buscador.
Exemplo:
Navegabilidade
A navegabilidade é um dos aspectos mais importantes quando
acessamos um site. Um site fácil de navegar pode ajudar os motores de busca a
entender o conteúdo das páginas. O site além de ser atrativo precisa ser fácil
de navegar para que os usuários achem as informações desejadas mais
rapidamente.
Aos usuários iniciantes,
antes da criação do site é legal que ele crie uma estrutura de diretórios antes
do desenvolvimento do site, a fim de facilitar a navegação, o programador deve
se perguntar: “Será que os usuários encontrarão as informações desejadas?”.
Podemos criar de uma forma
simples, exemplo:
·
PÁGINA PRINCIPAL
o
HOME
o
PRODUTOS
§
PEN DRIVE
§
HD EXTERNO
§
PLACA DE VÍDEO
§
TECLADO
§
MOUSE
o
CONTATO
§
SUGESTÕES
§
MAPA
§
ENDEREÇO
Com a estrutura criada, fica mais fácil o desenvolvimento do
site.
Dicas importantes
para a navegabilidade
Use
§
Deixe seu site fácil de navegar, utilize
hierarquias como o exemplo dado acima.
Evite
§
Estruturar demasiadamente o conteúdo, fazendo
com que o usuário clique muitas vezes para chegar ao objetivo.
Ofereça um bom conteúdo
Hoje em dia o conteúdo do site diz tudo em relação ao seu
marketing na web. Hoje em dia os usuários reconhecem bons conteúdos e criam uma
boa “propaganda gratuita” na internet. Quando os usuários reconhecem um
conteúdo de qualidade é muito fácil que compartilhem em redes sociais, e-mails,
blogs e até a propaganda boca-a-boca, isso ajuda muito a reputação do site.
Dicas para um bom
conteúdo
Use
§
Não fuja do tema do seu site;
§
Escreva textos de fácil leitura;
§
Utilize uma linguagem adequada;
§
Deixe seu site sempre atualizado;
§
O conteúdo deve ser direcionado aos usuários e
não aos buscadores;
§
Crie conteúdos exclusivos.
Evite
§
Escrever textos com erros ortográficos e
gramaticais;
§
Utilizar textos repetidos nas páginas;
§
Usar textos escondidos a fim de ajudar os
mecanismos de busca.
Arquivos
robots.txt
O arquivo robots.txt determina se o site pode ou não,
vasculhar informações em seu site. O arquivo deve ser hospedado junto ao site
no diretório principal.
Exemplo:
No arquivo robots.txt, você pode bloquear páginas do seu
site para que elas não sejam acessadas pelos buscadores, o arquivo deve ser
colocado em cada domínio hospedado, caso seu site possua mais de um domínio,
deve ser colocado um robots pra cada.
O Google fornece uma ferramenta que ajuda os programadores a
criarem esses arquivos, não só o robots.txt mais também vários recursos
desenvolvidos especialmente para os programadores.
Criação de um
robots.txt
User-agent
A função do comando
user-agent é listar quais robôs devem seguir as regras indicadas no
arquivo robots.txt. Supondo que você deseje somente que o mecanismo de busca do
Google siga as definições definidas no arquivo robots.txt, basta indicar o
User-agent como Googlebot.
Disallow
O comando
instrui os sites de busca sobre quais diretórios ou páginas não devem ser
incluídas no índice. Exemplo:
Divulgue seu site corretamente
A melhor forma de fazer com que todo esse trabalho de SEO
funcione corretamente é divulgar o site da maneira correta. Quando promovemos
nosso conteúdo em algum lugar, nos leva as pessoas acharem nosso site mais
facilmente.
Dicas para promover seu site
Use:
·
Utilize blogs para divulgação de seu conteúdo,
podendo ser até um blog do seu próprio site;
·
Use também as propagandas off-line, pois não é
somente na internet que conseguimos divulgar nosso site, eles podem ser
divulgados em banners, cartões de visita, cartazes, etc.
·
Divulgue em sites especializados sobre o mesmo
tema do seu site, como fóruns de discussão e etc,
·
Utilize o Google Meu Negocio, para que sua
empresa apareça no Google, segue o link para tal inserção https://www.google.com/intl/pt-BR/business/
·
Divulgue em redes sociais como facebook,
twitter, etc.
Evite:
·
Não divulgue qualquer alteração feita em seu
site, divulgue somente informações relevantes que realmente chame atenção dos
usuários.
Ferramentas gratuitas
para webmasters
O Google fornece uma série de ferramentas a fim de auxiliar
os programadores para que seu conteúdo apareça facilmente nos mecanismos de
busca.
Pense como
o buscador
Antes de tudo devemos pensar igual aos buscadores, palavras
comuns as vezes são mais fáceis de ser achadas pelos buscadores.