Introdução ao PHP | CyrodeAbreu

Introdução ao PHP



Agora vamos  começar começar a falar da linguagem em si, começando pelo básico: quando construímos um arquivo PHP, digamos index.php, se se escrevemos um texto diretamente nele, ele será exibido no navegador sem nenhuma interpretação de código, simplesmente porque não indicamos que a seguir vem código PHP. Quando vamos iniciar nosso código PHP, precisamos colocar a tag:

<?PHP
    
Do mesmo modo, no final, quando vamos mais escrever nada em PHP (normalmente no fim do arquivo), colocamos a tag de encerramento:

?>

    Tudo o que está entre duas tags, será interpretado como código de programação em PHP. No entanto, a linguagem só faz sentido se o programa retornar texto e tags HTML/CSS, ou código Java Script, para o navegador do usuário. Para exibir as expressões que serão lidas pelo navegado, usamos o comando echo, da seguinte forma: para exibir “Olá mundo”:
echo “Olá Mundo”;
     Notem que coloquei um ponto e vírgula no final do comando. Sempre que encerramos um comando usamos este sinal, a não ser em laços de repetição e expressões condicionais (que veremos mais adiante).
    A expressão echo pode ser usada com aspas simples (‘’) (na verdade, o sinal chama – se apóstrofe) ou aspas duplas (“ “). A grande diferença entre os dois tipos de sinal é que, usando apóstrofe, o texto escrito deles aparecerá como se encontra, enquanto usando aspas duplas, o texto dentro será exibido, mas a variáveis que eventualmente existe ali serão interpretadas. Dá para demonstrar isso com um teste bastante simples:

<?PHP
   $variavel = 10 ;
    echo ‘Mostrar $variavel <br / >’ ;
    echo “Mostrar $variavel <br / >” ;

     O resultado, browser, será o seguinte:

Mostrar $variavel
Mostrar 10
     
Notem que ambos os usamos a tag HTML <br/> foi interpretado pelo navegador como um sinal de nova linha, mas dependendo do tipo de aspa usada, o interpretador PHP do servidor Apache fez ou não a interpretação do valor da variável. 

This entry was posted in

Leave a Reply