SEO (Search engine Optimization) | CyrodeAbreu

SEO (Search engine Optimization)



Boa noite pessoal, preparei um post pra vocês com várias dicas de SEO. Gostaria que vocês aproveitassem bastante esse recurso. Boa leitura!


SEO (Search Engine Optimization)
A cada dia mais estamos dependentes por sistemas de busca na internet. Quando procuramos um advogado, são poucas pessoas que sabem o endereço completo de um escritório, geralmente fazemos o clássico método de entrar no Google e digitar o conteúdo correspondente, e na maioria das vezes clicamos nos primeiros conteúdos exibidos pelo buscador.
Nesse conteúdo ajudaremos os alunos iniciantes em otimizar o conteúdo do seu site para que ele apareça nos buscadores.
Na imagem abaixo temos um bom exemplo de como o Google interpreta os anúncios que são exibidos em um procura:


Busca orgânica
A busca orgânica é a parte de listagem de resultados exibida através dos motores de busca, ao contrário do que ocorre nos resultados de publicidade paga, chamada de “adwords”. A busca orgânica é baseada na relevância da palavra-chave em seu site.
Perfis de usuários de busca:
·         A maioria dos usuários acessa o primeiro link exibido pelo buscador;
·         Os usuários gastam apenas 10,4 segundos para ver o resultado da busca;
·         Os usuários que mais demoram vendo o resultado das buscas são os compradores;
·         Quase todos os usuários acessam somente a primeira página dos resultados.

Link Patrocinado
O link patrocinado é uma forma onde as empresas “pagam” aos buscadores para anunciar um produto, geralmente o produto aparece na parte superior e na direita da pesquisa e são cobrados por cliques dados sobre o anúncio.
Tipos
·         Anúncio em formato de texto contendo um título, descrição do produto/serviço oferecido e a URL do site;
·         anunciante pago apenas quando um usuário clica no anúncio. (Custo por clique)
·         custo do clique depende de uma série de fatores, os principais são a quantidade de vezes que as palavras-chave escolhidas pelo anunciante são utilizadas nas buscas do Google;
·         Anunciante determina o quanto quer investir por dia;
·         Alterações no anúncio, segmentação e o investimento a qualquer momento.

Dicas na elaboração de seu site.


Crie títulos “claros” dentro do código
A tag de título <title> deve conter o tema claro do seu site, sempre com o objetivo.
Use:
·         Descreva o título com bastante clareza;
·         Para cada página do seu site, crie um título diferente;
·         Utilize títulos curtos e claros.

Evite:
·         Títulos que não tenha relação com tema do site;
·         Deixar títulos padrões como: “Sem título” ou “Nova Página 01”;
·         Criar um título único para todas as páginas;
·          
 Exemplo:
 
No exemplo acima a tag <title> foi especificada com o nome da empresa e com o seu ramo logo após.
Utilize a Meta Tag de descrição
Esse código dá aos buscadores uma breve explicação sobre o conteúdo da página, nela fazemos um resumo sobre os assuntos da página, podendo ser feita em uma frase ou até um parágrafo curto.
Exemplo:


Nesse caso a descrição foi feita em uma simples frase, porém o programador pode colocar um parágrafo curto com mais detalhes.
Ao usar as meta tag’s evite:
·         Utilizar somente as palavras-chave;
·         Utilizar muito conteúdo;
·         Digitar assuntos que não tem relação ao objetivo do site.

Utilize a Meta Tag Keywords
Esse código identifica as palavras chaves do site. Geralmente colocamos as principais palavras do site, isso auxilia os buscadores indicando as palavras que devem ser localizadas quando um usuário digita no buscador. Exemplo:



Navegabilidade
A navegabilidade é um dos aspectos mais importantes quando acessamos um site. Um site fácil de navegar pode ajudar os motores de busca a entender o conteúdo das páginas. O site além de ser atrativo precisa ser fácil de navegar para que os usuários achem as informações desejadas mais rapidamente.
Aos usuários iniciantes, antes da criação do site é legal que ele crie uma estrutura de diretórios antes do desenvolvimento do site, a fim de facilitar a navegação, o programador deve se perguntar: “Será que os usuários encontrarão as informações desejadas?”.
Podemos criar de uma forma simples, exemplo:


·         PÁGINA PRINCIPAL
o   HOME
o   PRODUTOS
§  PEN DRIVE
§  HD EXTERNO
§  PLACA DE VÍDEO
§  TECLADO
§  MOUSE
o   CONTATO
§  SUGESTÕES
§  MAPA
§  ENDEREÇO
Com a estrutura criada, fica mais fácil o desenvolvimento do site.
Dicas importantes para a navegabilidade
Use
§  Deixe seu site fácil de navegar, utilize hierarquias como o exemplo dado acima.
Evite
§  Estruturar demasiadamente o conteúdo, fazendo com que o usuário clique muitas vezes para chegar ao objetivo.

Ofereça um bom conteúdo
Hoje em dia o conteúdo do site diz tudo em relação ao seu marketing na web. Hoje em dia os usuários reconhecem bons conteúdos e criam uma boa “propaganda gratuita” na internet. Quando os usuários reconhecem um conteúdo de qualidade é muito fácil que compartilhem em redes sociais, e-mails, blogs e até a propaganda boca-a-boca, isso ajuda muito a reputação do site.
Dicas para um bom conteúdo
Use
§  Não fuja do tema do seu site;
§  Escreva textos de fácil leitura;
§  Utilize uma linguagem adequada;
§  Deixe seu site sempre atualizado;
§  O conteúdo deve ser direcionado aos usuários e não aos buscadores;
§  Crie conteúdos exclusivos.
Evite
§  Escrever textos com erros ortográficos e gramaticais;
§  Utilizar textos repetidos nas páginas;
§  Usar textos escondidos a fim de ajudar os mecanismos de busca.

Arquivos robots.txt
O arquivo robots.txt determina se o site pode ou não, vasculhar informações em seu site. O arquivo deve ser hospedado junto ao site no diretório principal.
Exemplo:


No arquivo robots.txt, você pode bloquear páginas do seu site para que elas não sejam acessadas pelos buscadores, o arquivo deve ser colocado em cada domínio hospedado, caso seu site possua mais de um domínio, deve ser colocado um robots pra cada.
O Google fornece uma ferramenta que ajuda os programadores a criarem esses arquivos, não só o robots.txt mais também vários recursos desenvolvidos especialmente para os programadores.



Criação de um robots.txt
User-agent
A função do comando user-agent é listar quais robôs devem seguir as regras indicadas no arquivo robots.txt. Supondo que você deseje somente que o mecanismo de busca do Google siga as definições definidas no arquivo robots.txt, basta indicar o User-agent como Googlebot.

Disallow

O comando instrui os sites de busca sobre quais diretórios ou páginas não devem ser incluídas no índice. Exemplo:


Divulgue seu site corretamente
A melhor forma de fazer com que todo esse trabalho de SEO funcione corretamente é divulgar o site da maneira correta. Quando promovemos nosso conteúdo em algum lugar, nos leva as pessoas acharem nosso site mais facilmente.
Dicas para promover seu site
Use:
·         Utilize blogs para divulgação de seu conteúdo, podendo ser até um blog do seu próprio site;
·         Use também as propagandas off-line, pois não é somente na internet que conseguimos divulgar nosso site, eles podem ser divulgados em banners, cartões de visita, cartazes, etc.
·         Divulgue em sites especializados sobre o mesmo tema do seu site, como fóruns de discussão e etc,
·         Utilize o Google Meu Negocio, para que sua empresa apareça no Google, segue o link para tal inserção https://www.google.com/intl/pt-BR/business/
·         Divulgue em redes sociais como facebook, twitter, etc.
Evite:
·         Não divulgue qualquer alteração feita em seu site, divulgue somente informações relevantes que realmente chame atenção dos usuários.
Ferramentas gratuitas para webmasters
O Google fornece uma série de ferramentas a fim de auxiliar os programadores para que seu conteúdo apareça facilmente nos mecanismos de busca.

Pense como o buscador


Antes de tudo devemos pensar igual aos buscadores, palavras comuns as vezes são mais fáceis de ser achadas pelos buscadores. 

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